Enlace presta suporte às alunas à distância durante o período de isolamento 

Praticamente todas as alunas dos projetos da Enlace estudam em escolas públicas e não estão recebendo nenhum tipo de orientação do colégio para manter uma rotina de estudos em casa no período da quarentena. Para ajudá-las a aproveitar bem o tempo, as coordenadoras e voluntárias do Projeto Mais Arte e Libélula estão produzindo três video-aulas por semana, publicadas no Youtube e compartilhadas com as meninas no WhatsApp às segundas, quartas e sextas às 15h. Além da aula com conteúdo, a alunas recebem atividades dirigidas para serem feitas em casa, pondo em prática os conceitos aprendidos. 

“Ofertas aulas às alunas virtualmente é importante para delimitar marcos na rotina de estudos das meninas. Nossa iniciativa busca inseri-las em uma rotina fixa e instrutiva, dando-lhes parâmetros sobre aquilo que é importante cultivar na sua própria formação pessoal”, explicou a pedagoga Rayanne Lopes, coordenadora do Projeto Mais Arte. 

“As meninas estavam sem rotina”, revela Claudiana, mãe de Camilly e de Laura, alunas do projeto. “A escola não manda nenhuma tarefa”. Ela conta que as filhas passavam muito tempo desenhando e também a ajudavam no cuidado do irmão menor. “Elas estão adorando as atividades que estão sendo enviadas, quando dá 15h já começam a me perguntar se chegou”, acrescentou. 

A disciplinas trabalhadas são português, matemática, inglês, canto, dança e teatro. São enviados também vídeos sobre habilidades emocionais e de relacionamento importantes de serem adquiridas para se viver melhor o período de isolamento. Cerca de 90% das alunas do Mais Arte estão assistindo aos conteúdos e metade tem interagido frequentemente com as professoras. Além de comentar suas impressões no Youtube, elas enviam os trabalhos feitos por meio de fotos no grupo do WhatsApp e recebem feedback da coordenadora do projeto. 

Na primeira semana de vídeos, a segunda-feira foi dedicada à literatura. As alunas receberam um link para uma aula sobre a importância da arte literária, acompanhada do poema Mar Português de Fernando Pessoa, na versão em texto e declamada. A atividade consistia em memorizar o poema, pesquisar e descrever imagens das Grandes Navegações e encontrar no Google Earth alguns pontos por onde passaram os portugueses na busca pelas Índias.

Na sequência, foi postada a primeira aula de inglês com a professora Gabriela Araújo. Ela introduziu o vocabulário sobre as partes da casa e convidou cada aluna a desenhar uma planta do seu lar dos sonhos. No mesmo dia os desenhos já começaram a aparecer no grupo. Formada em Engenharia Civil, Gabriela dá aulas particulares de inglês e atua no Projeto Mais Arte como voluntária desde 2019. “Nesse contexto de pandemia, acho muito importante que as meninas sejam estimuladas a estudar e a traçar metas para si mesmas para que, com o tempo, elas cultivem esses valores e atinjam o máximo do seu potencial”, compartilhou ela, que usou a cozinha de sua casa de cenário para a aula.

A Enlace segue trabalhando para que suas alunas tenham apoio durante toda a quarentena e empreendendo esforços para poder continuar atividades presenciais depois do período de isolamento. No entanto, já se prevê uma forte redução na arrecadação de recursos oriundos de eventos beneficentes, que representam 29% das entradas da instituição. O Bazar da Enlace e a tradicional Festa Julina tiveram que ser suspensos. Por isso neste momento faz-se ainda mais importante o apoio dos doadores individuais. Sem eles não seria possível manter os empregos que permitem a produção das atividades para as alunas. Cada contribuição é preciosa: o pouco dado por muitos é o que permitirá atravessar esse tempo de turbulência. Seja você também um doador e  ajude a Enlace a continuar fazendo a diferença na vida de tantas meninas de São Sebastião!

Quer compartilhar esse conteúdo?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Quer deixar um comentário para a gente?

Veja outras notícias

Enlace participa de Programa de Desenvolvimento de Dirigentes de Entidades em São Paulo

A Diretoria e a equipe da Enlace participaram do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes de Entidades de 2024, promovido pelo ISE Business School, nos dias 20 e 21 de fevereiro, em São Paulo-SP.

O programa tem como objetivo profissionalizar entidades sociais, que contribuem com a formação das pessoas, para que se desenvolvam de forma organizada e sustentável. A segunda edição abordou temas sob perspectiva da direção geral como a perenidade e o propósito de uma organização, o papel de uma boa liderança, governo e gestão de pessoas.

Veja mais