Festa julina que promove o voluntariado e ajuda a quem precisa

Por Mariella de Oliveira-Costa
Uma festa julina que, além de divertir as famílias do Distrito Federal, promove o voluntariado e ajuda a quem precisa. No último domingo, 17 de julho, a tradicional comemoração para arrecadar recursos para a Enlace voltou a ser realizada presencialmente, após dois anos de pandemia e distanciamento social. 

O evento é realizado desde 2012 e neste ano foi recorde de público. Mais de 350 pessoas participaram das seis horas de festa e puderam aproveitar a culinária típica, como a canjica, o mingau de milho verde, o vinho quente, e outras delícias. 

Piscina de bolinhas, pescaria e cama elástica foram alguns dos brinquedos para distrair a garotada. Para os adultos, aula de forró com os professores Erika Dias e Luiz Eduardo que ensinaram os casais alguns passos para além do dois pra lá, dois pra cá. Eles e o Dj Leo Witter trabalharam voluntariamente assim como outros mais de cem voluntários distribuídos em diferentes funções e barracas.

Para a presidente da Enlace, Junia Antunes, a festa julina é uma oportunidade para que as pessoas conheçam a associação, se promova o voluntariado e também se arrecade fundos para os projetos. Neste ano, mais de cem pessoas participaram como voluntarios. 

A bacharel em Ciência da Computação, Liliane Garcia Evangelista foi uma das organizadoras da festa, cuidando dos descartáveis, locação de mesas e banheiro químico, decoração, desmontagem e limpeza do local. Segundo ela, apesar do cansaço, houve muito aprendizado e diversão. “Ficaram muitas experiências, amizades fortalecidas e muita vontade de fazer ainda melhor no próximo ano.”

Concorda com ela a fisioterapeuta Adriana Rossi, que foi uma das responsáveis pela barraca de cachorro-quente. “Acredito muito no trabalho da Enlace e gosto de me colocar a serviço, ” disse. Segundo ela, para essa barraca ser montada, foi uma junção de doação em dinheiro e uso de equipamentos emprestados, como o botijão de gás, o fogão e a enorme panela para os molhos. 

A festa julina acontece desde a primeira edição na casa da ex-diretora da Enlace, Heloisa Velloso. Ela avalia que a equipe permanece muito organizada, comprometida e entusiasmada com o trabalho. “O que nos motiva é poder ajudar outras famílias atendidas pela Enlace, e espalhar essa possibilidade de doação entre nossos amigos”, disse.

A programação da festa contou também com o show da banda de forró Bacurau Arretado e o tradicional bingo, com mais de quinze prêmios dos seguintes empreendedores:  

A vice-diretora da Enlace e advogada, Andrea Hoffman, destacou o número de participantes bem maior que o alcançado em anos anteriores e também a aula de forró, animando até os mais tímidos. Segundo ela, a expectativa é que, a partir da festa, as próximas arrecadações auxiliem na aquisição de imóvel próprio para realização de atividades da Enlace.

Quer compartilhar esse conteúdo?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Quer deixar um comentário para a gente?

Veja outras notícias

Enlace participa de Programa de Desenvolvimento de Dirigentes de Entidades em São Paulo

A Diretoria e a equipe da Enlace participaram do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes de Entidades de 2024, promovido pelo ISE Business School, nos dias 20 e 21 de fevereiro, em São Paulo-SP.

O programa tem como objetivo profissionalizar entidades sociais, que contribuem com a formação das pessoas, para que se desenvolvam de forma organizada e sustentável. A segunda edição abordou temas sob perspectiva da direção geral como a perenidade e o propósito de uma organização, o papel de uma boa liderança, governo e gestão de pessoas.

Veja mais