Acompanhamento escolar e reforço em português e matemática. Introdução ao estudo da língua Inglesa. Aula de música, dança contemporânea e teatro. Atividades de formação para pais e familiares de meninas em situação de vulnerabilidade social. Essas ações pedagógicas, artísticas e culturais fazem parte do projeto Mais Arte, que existe desde 2017 e atualmente atende a 60 meninas da região de São Sebastião – DF, a 30 quilômetros da capital federal.
No ano de 2018, a Enlace (Associação Assistência Cultura e Educação Humana), CNPJ 00.204.349/0001- 45, foi uma das instituições contempladas em edital do Governo do Distrito Federal, por meio do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, que garantiu recursos no valor de R$ 239.351,75 para execução das atividades.
Devido à pandemia, o investimento foi realizado no fim do primeiro semestre de 2022 e para alcançar as metas propostas para o edital, as crianças foram organizadas em grupos em diferentes dias da semana, garantindo o atendimento no contra-turno escolar, bem como revisão das matérias em defasagem, identificação dos déficits e monitoramento da aprendizagem por meio de testes pedagógicos. Aulas expositivas e participativas com uso de imagens, música, desenhos e exercícios em inglês também fazem parte do método educacional utilizado, assim como aulas e ensaios de música, dança, teatro, canto e violão e exposição de trabalhos artísticos, bem como oficinas para o exercício da convivência ética com o outro e respeito aos direitos, deveres, sem discriminação e preconceito. Além disso, reuniões, aulas e palestras sobre educação dos filhos, bem como acompanhamento de situações – problemas trazidos pelas famílias participantes compõem as ofertas da Enlace neste projeto.
Até o momento, com o recurso do edital, já foi trocado o linóleo da sala de dança, que é o piso adequado para esse tipo de atividade, que facilita o momento e evita acidentes. O piso anterior, instalado há dez anos, já estava desgastado e necessitava de conservação, sem furos, rasgos e bolhas de ar. Também foi instalada a tela de retroprojeção e novo retroprojetor na sala de música. Violões e uniformes novos fazem parte das melhorias possibilitadas com o recurso do edital, assim como o pagamento dos profissionais que trabalham na instituição.
Para a elaboração do projeto de melhorias, foram envolvidas 3 coordenadoras pedagógicas e 2 gerentes administrativas, que trabalharam ao longo dos anos desde o início da escrita do projeto até a sua execução.
Nos próximos meses, conforme previsto, ocorreu a instalação de ar-condicionado e som ambiente na sala de dança, a contratação de profissionais para registro em vídeo e foto das atividades do projeto, bem como para elaboração de material de divulgação das atividades, manutenção do site institucional, figurinos, e também contratações específicas para a cerimônia de apresentação final das diferentes formas de arte trabalhadas ao longo do ano, englobando desde o aluguel do espaço que possibilite a participação das famílias e convidados das alunas, ônibus para transporte das alunas, equipamento de luz e som, e material de divulgação e registro audiovisual.
No primeiro semestre de 2020, foram realizadas aulas online com pouco aproveitamento. No segundo semestre, retomaram as aulas presenciais, em turmas reduzidas e menos dias por semana, o que se manteve ao longo de 2021. Para a coordenadora pedagógica do projeto Mais Arte, Maria Clara Faria, esse recurso teve um grande impacto nas atividades, pois possibilitou a volta às aulas diariamente e em dois turnos diferentes (matutino e vespertino). “Atendemos hoje a 60 alunas no Projeto Mais Arte. No sábado de manhã, funciona também através da ENLACE o projeto voluntário Libélula, que consegue atender outras 30 meninas”, ressaltou.
O projeto Mais Arte atende meninas de 7 a 14 anos, no contra-turno escolar, de segunda a sexta. Desde o seu início, mais de 200 crianças e adolescentes já passaram pelo projeto, que atualmente possui 20 voluntárias, quatro professoras e profissionais da administração. As ações visam o desenvolvimento do hábito do estudo por meio do acompanhamento escolar, para melhorar a aprendizagem das alunas, auxiliando no dever de casa, em especial, nas tarefas de português e matemática, básicas para o bom desempenho em outras disciplinas. As aulas de inglês, o aprendizado de instrumentos musicais, e o balé contemporâneo ampliam o conhecimento cultural dessas alunas e seu senso estético, bem como auxiliam no desenvolvimento da disciplina, harmonia, autoestima e valorização do corpo.
A presidente da Enlace, Junia Antunes, afirma que contratar mais profissionais por meio do recurso do edital foi fundamental para o projeto. “Além dessas contratações de pessoal, as alunas ganharam uniforme e a estrutura no prédio está visivelmente muito melhor”, ressaltou. Recentemente, a Enlace participou do edital da Coordenadoria Executiva de Medidas Alternativas, ligada ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, responsável por assessorar os promotores de justiça nas indicações das medidas alternativas, e recebeu materiais essenciais de higiene e alimentos de infratores indicados por eles. Foram enviados também novos projetos para captação de editais do CDCA para ampliar a faixa etária atendida nos projetos.