Por Nathalia Koslyk
A Enlace foi uma das instituições selecionadas para o Mesa Brasil Sesc DF, neste mês de março. O programa funciona como uma ponte, levando alimentos de onde sobra para quem precisa. Na prática, funciona assim: mais de 3.000 parceiros, como supermercados e indústrias de alimentos, doam excedentes de produção que estejam em condições seguras e próprios para consumo. Na outra ponta, pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional assistidas por entidades sociais cadastradas recebem esses alimentos.
Por meio da nova parceria, 87 meninas atendidas pela Enlace vão poder contar a partir de agora com um cardápio mais variado, como destacou a diretora-executiva do projeto, Priscilla Aquino: “A gente sempre procura disponibilizar diariamente para as meninas um lanche nutritivo, de qualidade, gostoso. Mas essa parceria vem agregar no sentido de ter um cardápio mais variado e uma maior quantidade de alimentos”.
O custo que era destinado à alimentação das meninas, segundo Priscilla, vai poder ser realocado para atender outras necessidades da Enlace durante a vigência da parceria, a princípio de um ano, mas que pode ser renovada nos anos seguintes.
Na cerimônia para cadastro e recadastramento das instituições, a coordenadora do Mesa Brasil DF, Cláudia Vilhena, agradeceu pelo trabalho de cada uma e ressaltou os esforços que estão sendo feitos para que o programa tenha condições de ajudar mais pessoas. “É o trabalho de vocês que faz a diferença pra população vulnerável do Distrito Federal. E é por isso que todos os dias a equipe do Mesa Brasil se esforça não só para melhorar a qualidade dos produtos doados a vocês, mas também de mobilizar outros doadores para que a gente possa doar mais, em melhores condições, e aumentar nosso cadastro”, disse Cláudia.
A coordenadora do projeto afirmou que em breve a frota do Mesa Brasil no DF vai aumentar. “O que entra de manhã, sai de tarde ou na manhã seguinte. É um trabalho de logística. Hoje são 5 caminhões na rua (para buscar e levar as doações), em breve, serão 8”, disse.
Sobre o Mesa Brasil Sesc
Considerada pela Organização das Nações Unidas como a maior rede de banco de alimentos da América Latina, o Mesa Brasil Sesc é um programa nacional de segurança alimentar e nutricional de combate à fome e ao desperdício de alimentos. O programa está presente em todo o País com 90 unidades fixas, abrangendo 547 cidades brasileiras.
Só no Distrito Federal, desde a sua implantação em 2003, já doou mais de 12 milhões de quilos de alimentos. Atualmente, são atendidas quase 100 mil pessoas na capital federal, ajudando a complementar refeições de 345 instituições cadastradas.