Por Gláucia Cardoso
A Diretoria e a equipe da Enlace participaram do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes de Entidades, promovido pelo ISE Business School, com encontros online e presencial em São Paulo- SP, em março. O programa profissionaliza entidades sociais para que cresçam de maneira estruturada e sustentável.
O programa foi desenhado pensando em organizações unidas por um propósito, com espírito de serviço, trabalhando de forma descentralizada e autônoma, buscando formas de impactar pessoas e a sociedade por meio de obras sociais que contribuam com a formação das pessoas. “Para isso, é fundamental ter clareza de sua essência como grupo e do que não deve ser perdido em um processo de crescimento, ainda que seja preservada a liberdade de atuação para diferentes iniciativas. Os diferentes projetos devem ser perenes e para isso precisam ser autossustentáveis e, portanto, financeiramente viáveis”, declara a diretora do programa, Flávia de Santis.
O programa, se baseia em três pilares fundamentais: controlar a operação e dar resultado; buscar diferentes formatos para captação de recursos; e impactar, através de pessoas sensibilizadas pelo projeto, sob uma liderança que promova colaboração, espírito de equipe e confiança. “A captação junto de diferentes investidores precisa de uma comunicação simples e profissional, que permita rápido entendimento do que se está buscando financiar, qual a destinação dos recursos, quem é impactado e como é impactado. É fundamental haver clareza de posicionamento de cada projeto e que isso esteja refletido nos demonstrativos financeiros”, destaca Santis.
Além da Enlace, o programa foi customizado para atender as necessidades de outras 10 instituições, a saber: Associação Assistência Cultura e Educação Humana – Enlace BH (ACEHU), Associação de Desenvolvimento Educativo Cultural (ADEC-RJ), Associação de Mulheres para Assistência Social, Formação e Educação (AMASFE-MT), Associação de Apoio à Família (ASSAF-SP), Associação Brasiliense de clubes Juvenis – LAÇOS (ABCJ-DF), Fomento da Assistência Social e Cultural (FASC-SP), Associação Feminina Estudos Sociais Universitários (AFESU-SP) unidade Veleiros, Moinho e Morro Velho e Associação de Promoção Social, Educação e Cultura (ASEC-SP). As aulas utilizam metodologia criada pela Universidade de Harvard, que proporciona a análise de situações e cenários de negócios, que demandam decisões claras e assertivas.
Os casos foram estudados individualmente e discutidos em pequenos grupos antes da realização das plenárias conduzidas pelos professores do programa. “Contamos com uma turma madura, com muita experiência de vida, diversidade técnica complementar, que juntas mostraram a sua força. Foi uma honra e uma oportunidade de aprendizado imensa poder dirigir o programa”, declara Flávia.
A vice-presidente da Enlace, Andrea Hoffmann, afirma que o programa foi uma grande oportunidade para entender como deve funcionar uma entidade de forma eficiente, contando com poucos recursos, como as organizações de terceiro setor. A advogada ressalta que a Enlace colocará em prática as ações do planejamento estratégico relacionadas à organização operacional e à expansão das atividades da Enlace em Brasília e em outros estados. “O programa ajudará a Enlace a se profissionalizar mais para atingir os objetivos de forma eficiente e crescer com sustentabilidade, e proporcionou uma rica troca de experiência com outras entidades, novas ou antigas, estabelecidas e com o número de pessoas atendidas dentro da realidade de cada uma”, disse. Já para a gerente administrativa da Enlace, Raquel Félix, o programa apontou caminhos concretos para organizações que atuam com a formação de pessoas. “Aprendemos como uma organização pode realizar indicadores de impacto e como podemos mostrar a importância do nosso trabalho para a sociedade”. Também participaram da formação as profissionais da Enlace: Priscilla Aquino, diretora-executiva, Gláucia Cardoso, coordenadora de comunicação, e Maria Clara, coordenadora do Projeto Mais Arte.
Sobre o ISE
A escola ISE Business School forma, desde 1996, lideranças executivas e empresariais em diversos setores. Ela é associada ao IESE Business School, a 2ª melhor escola de negócios do ranking Financial Times de 2022. A formação é promovida em três dimensões: a capacidade estratégica, a política e a ética. A ISE Business School apresenta uma visão diferenciada quanto à direção de negócios, situando as pessoas no centro das organizações e de seus desafios. Clique aqui para conhecer o ISE Business School!