Por Nathalia Koslyk
Mais de cinquenta alunas da Enlace atuaram em um espetáculo baseado no Quebra-nozes, no mês abril, no Teatro Sesc Garagem, em Brasília. Trata-se de uma adaptação da versão clássica do conto de Natal que narra a história de Clara, uma criança presenteada com um boneco quebra-nozes que ganha vida e a conduz por um passeio no reino mágico e dançante.
O objetivo era fazer uma ponte entre a história do Quebra-nozes e As Quatro Estações, um conjunto de quatro concertos do compositor italiano Antonio Vivaldi, como explicou a professora de dança contemporânea, Luiza Maria Gusmão. “O principal desafio foi fazer um roteiro que integrasse as linguagens de música, dança e teatro no mesmo espetáculo. Além disso, o processo de definir as cenas principais da história, pois o espetáculo original tem muitas cenas e personagens”, disse.
A iniciativa faz parte do projeto Mais Arte, que estimula o desenvolvimento de habilidades específicas das alunas no contraturno escolar por meio de aulas de canto, dança e teatro, além de outras disciplinas. A Coordenadora Pedagógica do projeto, Maria Clara Fernandes Faria, ressaltou que a participação no espetáculo contribuiu para que as alunas desenvolvessem um senso de responsabilidade individual e coletivo. Mas os benefícios foram além: “Trabalhamos a criatividade delas – foram as alunas que escreveram o roteiro junto com as professoras. Também mexeu com a autoestima das meninas o fato de estar no palco com figurino e um público lá para assisti-las.”
Apesar do processo criativo da peça ter tido início em 2022, os ensaios foram concentrados nos três primeiros meses deste ano. O espetáculo contou com trilha sonora autoral da professora de música Rebeca Pacheco, assim como composições de Tchaikovsky usadas na versão original do balé e músicas do grupo Barbatuques.
O espetáculo foi apresentado para os pais das alunas, além de funcionárias e voluntárias da Enlace. Tatiana Pereira da Silva Cunha, de 42 anos, tem três filhas matriculadas no projeto e falou da emoção que sentiu durante a apresentação. “Foi espetacular o empenho e dedicação de todos os envolvidos. Elas estavam lindas”, disse.
Já para Izabella Souza, de 30 anos, afirmou que por meio do projeto as alunas têm acesso a coisas que não poderia proporcionar sozinha, como à cultura. E sobre o espetáculo, compartilhou que “foi emocionante demais, encheu meu coração de gratidão e de esperança que elas tenham um futuro melhor.”
O espetáculo marcou o encerramento da parceria da Enlace com o Governo do Distrito Federal, previsto no plano de trabalho, por meio de edital do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, de 2018, que destinou cerca de R$240 mil reais aos projetos da instituição, voltados para meninas de 7 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social.
Clique aqui para assistir ao espetáculo na integra!