Estudantes da Enlace estreiam em espetáculo de teatro e dança baseado no Quebra-nozes

Por Nathalia Koslyk

Mais de cinquenta alunas da Enlace atuaram em um espetáculo baseado no Quebra-nozes, no mês abril, no Teatro Sesc Garagem, em Brasília. Trata-se de uma adaptação da versão clássica do conto de Natal que narra a história de Clara, uma criança presenteada com um boneco quebra-nozes que ganha vida e a conduz por um passeio no reino mágico e dançante. 

O objetivo era fazer uma ponte entre a história do Quebra-nozes e As Quatro Estações, um conjunto de quatro concertos do compositor italiano Antonio Vivaldi, como explicou a professora de dança contemporânea, Luiza Maria Gusmão. “O principal desafio foi fazer um roteiro que integrasse as linguagens de música, dança e teatro no mesmo espetáculo. Além disso, o processo de definir as cenas principais da história, pois o espetáculo original tem muitas cenas e personagens”, disse.

A iniciativa faz parte do projeto Mais Arte, que estimula o desenvolvimento de habilidades específicas das alunas no contraturno escolar por meio de aulas de canto, dança e teatro, além de outras disciplinas. A Coordenadora Pedagógica do projeto, Maria Clara Fernandes Faria, ressaltou que a participação no espetáculo contribuiu para que as alunas desenvolvessem um senso de responsabilidade individual e coletivo. Mas os benefícios foram além: “Trabalhamos a criatividade delas – foram as alunas que escreveram o roteiro junto com as professoras. Também mexeu com a autoestima das meninas o fato de estar no palco com figurino e um público lá para assisti-las.”

Apesar do processo criativo da peça ter tido início em 2022, os ensaios foram concentrados nos três primeiros meses deste ano. O espetáculo contou com trilha sonora autoral da professora de música Rebeca Pacheco, assim como composições de Tchaikovsky usadas na versão original do balé e músicas do grupo Barbatuques.

O espetáculo foi apresentado para os pais das alunas, além de funcionárias e voluntárias da Enlace. Tatiana Pereira da Silva Cunha, de 42 anos, tem três filhas matriculadas no projeto e falou da emoção que sentiu durante a apresentação. “Foi espetacular o empenho e dedicação de todos os envolvidos. Elas estavam lindas”, disse.

Já para Izabella Souza, de 30 anos, afirmou que por meio do projeto as alunas têm acesso a coisas que não poderia proporcionar sozinha, como à cultura. E sobre o espetáculo, compartilhou que “foi emocionante demais, encheu meu coração de gratidão e de esperança que elas tenham um futuro melhor.”

O espetáculo marcou o encerramento da parceria da Enlace com o Governo do Distrito Federal, previsto no plano de trabalho, por meio de edital do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, de 2018, que destinou cerca de R$240 mil reais aos projetos da instituição, voltados para meninas de 7 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social.
Clique aqui para assistir ao espetáculo na integra!

Quer compartilhar esse conteúdo?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Quer deixar um comentário para a gente?

Veja outras notícias

Enlace participa de Programa de Desenvolvimento de Dirigentes de Entidades em São Paulo

A Diretoria e a equipe da Enlace participaram do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes de Entidades de 2024, promovido pelo ISE Business School, nos dias 20 e 21 de fevereiro, em São Paulo-SP.

O programa tem como objetivo profissionalizar entidades sociais, que contribuem com a formação das pessoas, para que se desenvolvam de forma organizada e sustentável. A segunda edição abordou temas sob perspectiva da direção geral como a perenidade e o propósito de uma organização, o papel de uma boa liderança, governo e gestão de pessoas.

Veja mais