Desde maio deste ano, a Enlace conta com uma nova unidade em Belo Horizonte, Minas Gerais, para o desenvolvimento de projetos sociais com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Assim como na sede, em Brasília, o objetivo é promover o desenvolvimento integral dessas meninas, levando em conta aspectos humanos, profissionais e emocionais.
A iniciativa partiu de um grupo composto por senhoras e jovens universitárias com experiência em atividades sociais em Belo Horizonte e no interior de Minas, de acordo com a presidente da instituição, Jussara Maria dos Reis Carvalho. “Sentimos a necessidade de tornar as atividades organizadas em uma entidade sem fins lucrativos para que tanto nosso trabalho quanto o voluntariado fossem melhor divulgados em todos os locais do estado”, contou.
Projetos desenvolvidos pela Enlace em Minas Gerais
– Gastronomia e virtude: destinado a meninas de 14 a 25 anos, tem como objetivo aliar a realização de aulas sobre virtudes humanas, lições de etiqueta à mesa e receitas variadas. O projeto é realizado nas cidades de Belo Horizonte e Montes Claros.
– Projeto Horizontes: com a mesma proposta do projeto anterior, mas na cidade de Itabirito, o projeto alia aulas de virtudes, etiqueta e gastronomia, com receitas práticas e elaboradas.
– Projeto Humanizar: destinado ao atendimento de idosos internos do Instituto Geriátrico Afonso Pena, em Belo Horizonte. Para isso, conta com a participação de voluntárias estudantes de medicina.
– Férias solidárias: destina-se ao atendimento de pessoas que residem em locais de evidente risco social. No período das férias escolares, as voluntárias levam até essas famílias atividades de recreação, artes, esporte e formação profissional, por exemplo. O projeto é realizado em várias cidades do interior de Minas como: Cachoeira do Campo, Ouro Preto, Monsenhor Horta, Mariana, Itabirito e Belo Horizonte.
A presidente da Enlace em Minas Gerais, Jussara Carvalho, compartilhou que muitas mulheres atendidas pelos projetos, após um período de formação, conseguem rever sua postura diante do trabalho profissional e descobrem novas oportunidades que antes não estavam em seus horizontes.
Para a voluntária Júlia Cássia Ribeiro Garbocci, a experiência é igualmente gratificante. A estudante de medicina passou por um tempo de preparação e, hoje, colhe os frutos por doar seu tempo e seu conhecimento: “Ajuda no meu trabalho profissional e também me ensina a ter um olhar mais integrado para as pessoas”. Ela lembrou com satisfação que, por meio do Projeto Humanizar, pôde acompanhar um idoso, sem familiares vivos, até o final de sua vida.
Por ser uma instituição sem fins lucrativos, a Enlace conta com o auxílio de voluntários e empreendedores para a manutenção dos projetos. Para doações e outras informações, entrar em contato com Vânia ou Patrícia .
Acompanhe o trabalho da Enlace Minas através deste link!