Por Gláucia Cardoso
O concerto “A Arte apoia a Beleza”, com o pianista Alvaro Siviero, realizado no dia 22 de outubro, foi um grande sucesso, reunindo 955 pessoas na Sala Minas Gerais (Orquestra Filarmônica), em Belo Horizonte.
Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir o pianista brasileiro Alvaro Siviero e apreciar o repertório que contou com obras de grandes compositores da música clássica como Ludwing Van Beethowen, Frederic Chopin e Sergei Rachmaninoff entre outros.
Em sua conta do instagram, Álvaro Siviero mostrou os bastidores do concerto e agradeceu em uma publicação a presença dos entusiastas da música. “Impossível reproduzir em imagens o turbilhão impressionante de encontros, de novas amizades e, principalmente, o carinho e deferência deste povo maravilhoso. Que Belo Horizonte! Muito obrigado!”, escreveu o pianista.
A voluntária do evento, Marina Bragatto, ressalta a importância da solidariedade unida à arte. “É uma honra ser voluntária da Enlace Minas, instituição que promove projetos e ações sociais tão importantes em nosso estado. Não tenho palavras para descrever como foi especial estar trabalhando neste evento, ao som de músicas que elevaram a alma pela beleza ao serem executadas por este artista tão talentoso”, disse.
Já a estudante de direito, Mariana Silva, conta a sua experiência com o evento. “Contribuir para a realização desse evento em prol da Enlace Minas foi um modo de retribuir as ações realizadas pela associação que me impactaram e que alcançarão ainda muitas outras mulheres”, relata.
Toda a renda do evento foi destinada aos projetos sociais da Enlace Minas, filial da Associação Assistência, Cultura e Educação Humana em Minas Gerais.
Sobre o músico
Alvaro Siviero já se apresentou em diversas turnês pelo Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Peru acompanhado por orquestras renomadas mundialmente, como London Festival Orchestra, Budapest Chamber Orchestra, Russian Virtuosi of Europe, The City of Prague Philharmonic Orchestra, Salzburg Chamber Soloists, I Musici de Montreal, entre outras.
Além disso, o músico coleciona feitos inéditos. Em 2007, durante a visita do então Papa Bento XVI ao Brasil, ele foi convidado a realizar um recital particular ao pontífice, em Aparecida do Norte, São Paulo. O pianista também foi o primeiro brasileiro mundialmente selecionado para participar do curso de imersão na obra de Beethoven na Fundação Wilhelm Kempff, na Itália. Álvaro Siviero é criador do curso Expedições Pelo Mundo da Música, em que compartilha experiências e aprendizado através dos grandes clássicos.