Uma manhã para confraternizar

As meninas que fazem parte dos projetos da Enlace começaram o mês de dezembro conhecendo a história de vida de duas mulheres inspiradoras. Ana Carolina de Sousa Silva, de 29 anos, mãe do Jorge, faz doutorado em linguística na Universidade de Brasília. Neta de uma analfabeta e um pioneiro de Brasília, filha de um pai que sempre incentivava a leitura. Najara de Paula Cipriano é advogada e acredita que graças à leitura e à dedicação aos estudos ela conquistou uma vaga na Universidade de Brasília. Ambas moradoras da periferia do Distrito Federal e com carreiras consolidadas em suas áreas de atuação, as jovens falaram às meninas sobre a possibilidade de trabalharem em busca de seus sonhos, mesmo que eles pareçam muitos distantes da realidade de seu bairro ou da trajetória de vida de suas famílias.

As palestras foram realizadas durante a confraternização de fim de ano da Enlace, cuja  programação contou também com atividades recreativas ao ar livre, brinquedos infláveis, jogos de tabuleiro, pintura de rosto, oficina de produção de cartões e um delicioso almoço. As atividades foram monitoradas por sete voluntárias do projeto Jornada Voluntária, que realiza visitas às famílias das alunas dos projetos Mais Arte e Libélula, para levantamento das necessidades e realidade familiar de cada menina. “Também sondamos que tipo de assunto os pais gostariam de ver abordado nas palestras do Projeto Gaivota e verificamos eventuais mudanças de comportamento das alunas”, afirmou a arquiteta Tania Batalha de Oliveira, coordenadora do Jornada Voluntária. 

A coordenadora do projeto Mais Arte, Lívia Cunto, ressaltou que a confraternização reúne alunas de todos os projetos e possibilita integrar as meninas e as voluntárias, além de ser uma oportunidade para que as empresas apoiadoras conheçam mais de perto o trabalho da instituição. 

Esta confraternização foi financiada por uma dela, o escritório Pinheiro Neto Advogados, com participação de quatro funcionárias. “Pinheiro Neto Advogados se orgulha em apoiar uma instituição voltada ao desenvolvimento e empoderamento de meninas e mães. Acreditamos que incentivar o potencial existente dentro de cada uma de nós é fundamental para a criação de uma sociedade mais justa e igualitária onde todas possam se sentir seguras e capazes de realizar seus sonhos”, afirmou um dos sócios da empresa, o advogado Carlos Vilhena.

A adolescente Bianca de Araújo, de 13 anos, participa há cinco anos do projeto Cristal, voltado para a produção de artesanato, e comentou como participar desta atividade melhora a sua auto-estima. A coordenadora do projeto, Susana Coimbra está há 15 anos no voluntariado, que oferece atividades de  bordado, pintura, decoupagem e culinária para quase 40 meninas

Para a presidente da Enlace, Heloise Velloso, 2019 foi um ano muito produtivo, com crescimento no Projeto Mais Arte, introduzindo atividades de leitura e poesia, com mais voluntárias para atendimento individualizado e proporcionando evolução na alfabetização de meninas que saíram do analfabetismo funcional para uma leitura mais fluente. “Utilizamos o método fônico, com aprendizado a partir da distinção dos sons, e tivemos uma boa avaliação dos pais”, afirmou. 

Ao todo, mais de 130 meninas participam dos projetos da Enlace, que se sustenta a partir de doações e parcerias como a do Pinheiro Neto Advogados.  As atividades na Enlace entram em recesso e retornam em março com atendimento às meninas da região de São Sebastião. Em janeiro e fevereiro é período de formação de voluntárias e planejamento da programação pedagógica de 2020.

Galeria de fotos

Quer compartilhar esse conteúdo?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Quer deixar um comentário para a gente?

Veja outras notícias

Enlace participa de Programa de Desenvolvimento de Dirigentes de Entidades em São Paulo

A Diretoria e a equipe da Enlace participaram do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes de Entidades de 2024, promovido pelo ISE Business School, nos dias 20 e 21 de fevereiro, em São Paulo-SP.

O programa tem como objetivo profissionalizar entidades sociais, que contribuem com a formação das pessoas, para que se desenvolvam de forma organizada e sustentável. A segunda edição abordou temas sob perspectiva da direção geral como a perenidade e o propósito de uma organização, o papel de uma boa liderança, governo e gestão de pessoas.

Veja mais
jornada_solidaria