Tarde de formação no Ingá! Recebemos no último sábado mães e alunas dos projetos Mais Arte e Libélula. Com a volta das aulas presenciais, a Coordenação Pedagógica da Enlace tem buscado estreitar os laços com as famílias, compartilhando os conceitos que orientam a visão educativa da instituição.
“Toda abordagem pedagógica parte de uma concepção de quem é o homem e como ele aprende”, disse Lívia Cunto, ex-coordenadora do Mais Arte e atual responsável pela orientação pedagógica de todos os projetos. “Na Enlace nós cultivamos uma visão integral do ser humano. Cada professora e pai deve olhar para sua aluna/filha como alguém dotado de inteligência, vontade e afetos e que, portanto, precisa receber uma educação que a oriente a saber o que é o bem; a agir habitualmente de acordo com ele; e a encontrar dentro de si alegria por agir certo”.
A compreensão das potências humanas será o tema central das formações no primeiro semestre de 2022. “Entender esse funcionamento faz com que desenvolvamos raciocínio pedagógico. A formação dada aos pais e às voluntárias visa enriquecer a capacidade de identificar problemas de fundo e traçar estratégias para solucioná-los de maneira individual”, partilhou Lívia.
A Diretoria Pedagógica conta agora com uma equipe de suporte, que vai se dedicar ao estudo aprofundado desses temas, preparando formações de grupo para todo o corpo de voluntárias e famílias e dando suporte às preceptoras que atuam no cuidado personalizado de cada aluna.
Rayanne Vilarinho, atual coordenadora do Mais Arte e integrante da equipe pedagógica acredita que “ter critérios educativos partilhados entre todos que atuam nos projetos da Enlace auxiliará em nosso trabalho diário de formação integral nesse tempo pós-pandemia. Precisamos superabundar as dificuldades e carências que o isolamento social e suspensão das aulas trouxeram com conceitos práticos e perenes, os quais irão auxiliar na formação da individualidade de cada pessoa que compõe o Centro Social Ingá”.
Claudineia Miranda, mãe da Ana Claudia, de 13 anos, comentou que a última formação foi muito importante. “Estou trazendo esses ensinamentos para as minhas filhas mais velhas porque elas me ajudam com a caçula”, contou ela.
No dia da formação de pais teve atividades também para as alunas: uma oficina para a confecção de pulseiras coloriu a tarde de sábado, antes de um lanche com as amigas. O Projeto Jornada Solidária também fez a distribuição de cestas básicas e foram sorteados brindes incríveis da @tuttipapel e @carmencitabiju.
Colocar esses conceitos em comum é a base para que haja uma cada vez maior integração entre família e projetos. Participe dessa construção tornando-se voluntária da Enlace e recebendo uma formação humana que te ajudará a desenvolver-se como pessoa na medida em que te capacita a cuidar do outro!