Por Mariella de Oliveira-Costa
Uma festa julina que, além de divertir as famílias do Distrito Federal, promove o voluntariado e ajuda a quem precisa. No último domingo, 17 de julho, a tradicional comemoração para arrecadar recursos para a Enlace voltou a ser realizada presencialmente, após dois anos de pandemia e distanciamento social.
O evento é realizado desde 2012 e neste ano foi recorde de público. Mais de 350 pessoas participaram das seis horas de festa e puderam aproveitar a culinária típica, como a canjica, o mingau de milho verde, o vinho quente, e outras delícias.
Piscina de bolinhas, pescaria e cama elástica foram alguns dos brinquedos para distrair a garotada. Para os adultos, aula de forró com os professores Erika Dias e Luiz Eduardo que ensinaram os casais alguns passos para além do dois pra lá, dois pra cá. Eles e o Dj Leo Witter trabalharam voluntariamente assim como outros mais de cem voluntários distribuídos em diferentes funções e barracas.
Para a presidente da Enlace, Junia Antunes, a festa julina é uma oportunidade para que as pessoas conheçam a associação, se promova o voluntariado e também se arrecade fundos para os projetos. Neste ano, mais de cem pessoas participaram como voluntarios.
A bacharel em Ciência da Computação, Liliane Garcia Evangelista foi uma das organizadoras da festa, cuidando dos descartáveis, locação de mesas e banheiro químico, decoração, desmontagem e limpeza do local. Segundo ela, apesar do cansaço, houve muito aprendizado e diversão. “Ficaram muitas experiências, amizades fortalecidas e muita vontade de fazer ainda melhor no próximo ano.”
Concorda com ela a fisioterapeuta Adriana Rossi, que foi uma das responsáveis pela barraca de cachorro-quente. “Acredito muito no trabalho da Enlace e gosto de me colocar a serviço, ” disse. Segundo ela, para essa barraca ser montada, foi uma junção de doação em dinheiro e uso de equipamentos emprestados, como o botijão de gás, o fogão e a enorme panela para os molhos.
A festa julina acontece desde a primeira edição na casa da ex-diretora da Enlace, Heloisa Velloso. Ela avalia que a equipe permanece muito organizada, comprometida e entusiasmada com o trabalho. “O que nos motiva é poder ajudar outras famílias atendidas pela Enlace, e espalhar essa possibilidade de doação entre nossos amigos”, disse.
A programação da festa contou também com o show da banda de forró Bacurau Arretado e o tradicional bingo, com mais de quinze prêmios dos seguintes empreendedores:
– Tutti papel,
– Arabela,
A vice-diretora da Enlace e advogada, Andrea Hoffman, destacou o número de participantes bem maior que o alcançado em anos anteriores e também a aula de forró, animando até os mais tímidos. Segundo ela, a expectativa é que, a partir da festa, as próximas arrecadações auxiliem na aquisição de imóvel próprio para realização de atividades da Enlace.