Sucesso na primeira edição do Clássico Encontro

Por Mariella de Oliveira-Costa


Contas de água, aluguel, telefone, internet, site, energia elétrica, limpeza e o salário de uma funcionária. 
Todas essas despesas que são parte da manutenção de um mês de funcionamento da Enlace puderam ser pagas  por meio do evento beneficente Clássico Encontro, realizado no dia 28 de abril. Todos os convites colocados à venda foram vendidos e, juntamente com as doações dos convidados, a meta de arrecadação foi acima do esperado. 

A idealizadora do evento foi uma das principais maestras em destaque no atual cenário musical brasileiro, Mariana Menezes, regente Associada da Orquestra Filarmônica de Goiás. A maestra apresentou seu talento com a flauta e ao lado do The Heritage Duo Ensemble, composto pela pianista brasiliense Lígia Moreno e o trombonista baixo norte-americano Darrin C. Milling, os três proporcionaram uma noite inspiradora aliada à solidariedade. O repertório contou com obras de compositores como Johann Immanuel Muller, Johann Sebastian Bach, Robert Shumann e Gordon Jacob, entre outros talentos da música de concerto.

A maestra Mariana Menezes comentou a importância de se manter um estado de escuta durante um concerto. “A música erudita é ciumenta, e requer atenção e silêncio para ser apreciada com qualidade”. Durante o concerto, bastante didático, ela e os outros músicos comentaram sobre as diferentes composições e contextos de cada peça apresentada.

Antes da apresentação, a  vice-presidente da Enlace, Andrea Hoffmann,  falou sobre as ações que a Enlace desenvolve em São Sebastião por meio de diferentes projetos que auxiliam meninas em situação de vulnerabilidade social com reforço escolar, música e arte.

O Clássico Encontro foi realizado na residência do casal Afonso e Betina Maag e  no Park Way. Eles conheceram a Enlace a partir de um amigo em comum de Andrea Hoffmann. A anfitriã  emprestou o anfiteatro da residência, assim como a varanda para o serviço de buffet de aperitivos e, antes de iniciar o concerto, ressaltou que estava grata pela oportunidade de, após o período de pandemia, voltar a receber amigos e pessoas queridas em casa com um evento de música de concerto.

A ex-presidente da Enlace, Helo Veloso,  avalia que o Clássico Encontrou foi uma oportunidade maravilhosa de levar a beleza e cultura musical, por meio de artistas tão especiais. “Admirei muito os músicos, fiquei encantada com a pianista e o trombone baixo então… nossa, muito diferente, foi uma oportunidade única de colaborar com a manutenção dos projetos da Enlace e contribuir com essa causa de transformar a vida das meninas!”, ressaltou.

Confira aqui o álbum de fotos da 1a edição do Clássico Encontro.

Saiba mais sobre os músicos do Clássico Encontro

Mariana Menezes  é aclamada pela crítica especializada como “uma jovem regente com memória prodigiosa” e com uma “maturidade artística tipicamente associada aos grandes mestres”. Ela já regeu as principais orquestras brasileiras, como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), a Orquestra Sinfônica Municipal (Theatro Municipal de São Paulo), Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP), Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, entre outras.  Natural de Uberaba, Minas Gerais, Mariana é flautista formada pelo Conservatório Renato Frateschi e mestre em regência instrumental com honras pela University of Manitoba, Canadá. Mariana integrou a Primeira Edição da Academia de Regência da OSESP, onde trabalhou e regeu sob a mentoria de Marin Alsop e foi nomeada Regente Associada da Orquestra Filarmônica de Goiás em 2021, cargo que ocupa atualmente, além de ter liderado como Diretora Artística, o comitê de seleção para a primeira bolsa integral a um artista brasileiro para o famoso Luzerne Music Centre, NY.  Atuando como líder ativa para além do pódio, Mariana Menezes ainda é Diretora Artística da Sociedade de Concertos de Brasília e do Posaune Brasil. 

Lígia Moreno detém mais de vinte premiações em concursos nacionais e internacionais, iniciou seus estudos aos cinco anos de idade e, aos dez estreou como solista à frente da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Ela é  mestre em Música pela Universidade de Brasília. Apresentou-se também com as orquestras Sinfônicas Brasileira (com a qual realizou recentemente a abertura da Temporada 2023), de Porto Alegre, da Bahia, de Barra Mansa, Experimental de Repertório e Bachiana Filarmônica. Empreendeu importante tournée pela Noruega em 2007, como recitalista e camerista nas cidades de Oslo e Bergen. Convidada para se apresentar em Festivais e séries de concertos, já esteve em diversos países da Europa, Ásia e América Latina. Lígia também exerce atividade de docência, e há 2 anos exerce a função de pianista colaboradora na Universidade de Brasília. Além de integrar o The Heritage Ensemble, desenvolve parceria também com o pianista João Elias, no Duo Vivace.

O trombonista baixo norte-americano  Darrin C. Milling  apresentou-se como solista à frente de diversas orquestras sinfônicas e bandas ao redor das Américas. Formado pelo The Curtis Institute of Music na Filadélfia (EUA) e bolsista da academia orquestral New World Symphony, sob a direção do lendário regente Sir Michael Tilson Thomas.  Integrou a Pennsylvania State Opera Orchestra, Naples Philharmonic e, como músico convidado, tocou na The Philadelphia Orchestra e San Francisco Symphony, entre outras.  Além do Heritage, Milling é integrante do Quinteto de Metais de São Paulo, Posaune Decuple (EUA) Conjunto de Trombones e co-fundador do Posaune Brasil, sob direção artística da regente Mariana Menezes. Lecionou na Universidade de Wilkes-Barre (Pensilvânia) e ministrou masterclasses no Tanglewood Music Center, New England Conservatory, Indiana University, Manhattan School of Music, Peabody Conservatory, Yong Siew Toh Conservatory em Cingapura, College of Music of Mahidol University, na Tailândia e The British International School, em Kuala Lumpur (Malaysia).  Neste ano de 2023 celebra seus 25 anos no Brasil.

Quer compartilhar esse conteúdo?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Quer deixar um comentário para a gente?

Veja outras notícias

Enlace participa de Programa de Desenvolvimento de Dirigentes de Entidades em São Paulo

A Diretoria e a equipe da Enlace participaram do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes de Entidades de 2024, promovido pelo ISE Business School, nos dias 20 e 21 de fevereiro, em São Paulo-SP.

O programa tem como objetivo profissionalizar entidades sociais, que contribuem com a formação das pessoas, para que se desenvolvam de forma organizada e sustentável. A segunda edição abordou temas sob perspectiva da direção geral como a perenidade e o propósito de uma organização, o papel de uma boa liderança, governo e gestão de pessoas.

Veja mais