Sobre o projeto

Aventura Solidária

A Aventura Solidária tem por objetivo proporcionar a alguma comunidade em situação de vulnerabilidade, previamente escolhida – em parceria com a prefeitura da cidade – atividades educativas, culturais, e recreativas, bem como orientações de saúde em geral. O projeto visa, ainda, a formação e desenvolvimento integral das profissionais e estudantes voluntárias envolvidas. As temáticas trabalhadas anualmente são selecionadas junto ao município parceiro que valida e levanta outras necessidades da comunidade.   

As atividades culturais educativas para crianças e adolescentes são oferecidas no período vespertino, concomitante a atendimentos na área da saúde e orientações a seus familiares. No período matutino as residências locais são visitadas pelas voluntárias a fim de escutar o que a população levanta como maiores dificuldades nas áreas da saúde, educação, segurança pública, saneamento básico, lazer e infraestrutura. Todo o registro é depois devolvido aos municípios com relatórios qualitativo e quantitativo, para que possam auxiliar no subsídio de políticas públicas. 

Últimas Aventuras

Em 2019 o projeto atuou nas comunidades do município de Passo de Camaragibe em Alagoas com duas equipes de estudantes vindas de universidades de Recife e Brasília. As ações foram desenvolvidas em parceria com a prefeitura e o projeto HistoriAndo, que tem por objetivo fomentar a reflexão e auxiliar no fortalecimento da história dos cidadão locais, por meio de oficinas, atendimentos, palestras, visitas, atividades culturais, exposições e registros das riquezas locais com o trabalho das voluntárias com as crianças, adolescentes, famílias e profissionais locais. Confira os depoimentos das voluntárias: 

Uma viagem de 04h me separa de Bom Despacho, mas a verdade é que para o coração não existem distâncias. Desde que voltei do povoado não há um dia sequer em que não pense na sua gente. Como vai a rotina da escola, as crianças, suas famílias, como vai o tempo, a distribuição da água, o funcionamento do posto de saúde. O povo do vilarejo é humilde, receptivo, honesto, autêntico, cativante. Clarice Lispector uma vez escreveu que só se consegue a simplicidade através de muito trabalho. Certamente a autora nunca esteve lá, pois as pessoas do Bom Despacho fazem dessa uma tarefa fácil. Gente que o barro batido parece ter ajudado a moldar o caráter.

Incompletos que somos, todos em constante transformação, ter participado da Aventura Solidária me mudou e eu pude também modificar os outros. A gente passa tanto tempo pensando “se eu pudesse” e essa semana eu descobri que posso, podemos todos, é necessário tão somente despertar. Eu que fiz faculdade de direito pelo ideal da justiça, ressignifiquei minha capacidade de fazer a diferença. Podemos provocar transformações, seja uma causa por vez ou em uma semana. O único pré-requisito é não ficar inerte. Sigo agora mais do que nunca confiante de que nosso propósito primeiro é ajudar, pois é doando que se abre no coração espaço para receber.

São nas fases difíceis que a vida mostra o que realmente importa. Foi saindo de mim que eu entendi que quando somos fiéis aos nossos valores e exercitamos a empatia, caminhamos mais leves, ainda que diante dos percalços da vida. Somos pequenos diante do todo, mas somos gigantes para ajudar. Só tenho a agradecer à Enlace por ter me proporcionado tudo isso e às demais voluntárias por terem me inspirado e compartilhado comigo esse momento. A Aventura Solidária ficará eternizada em mim.

Camila Paiva da Cunha 
Advogada

Contribua com o Aventura

Precisamos da sua ajuda para custear a passagem de algumas estudantes de Brasília! Faça um depósito na conta de Enlace com o nome “Aventura Solidária”. 

Conta para depósito

Banco do Brasil S.A

Agência: 1230-0
C/C: 105872-X

CNPJ: 00.204.349/0001-45OU

Doação pontuacom